quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Aí vai uma dica interessante para pessoas que se sentem assim como eu...

Muita gente acha que deve esconder os sentimentos. Isso é bobagem. Sabia que se você não expressar suas emoções e sentimentos pode ficar doente física e mentalmente? Todo mundo sabe que a raiva pode causar dor de cabeça e até depressão. Os sentimentos são emoções. Eles são reações a certos tipos de acontecimentos. Ser capaz de identificar suas emoções é uma parte importante do seu desenvolvimento. Quanto mais você tem certeza sobre o que está sentindo e porque, mas saudável vai ficar, tanto física quanto mentalmente. Trabalhar as emoções adolescentes é fundamental para o bem estar emocional. Existem grandes emoções que provocam muitas outras. Como o amor e o ódio. Do amor surge a alegria, a felicidade, a gratidão e o otimismo; do ódio vem o ressentimento, a ansiedade e a baixa autoestima. E até mesmo mudanças de humor. Todo mundo gosta das “emoções felizes”, mas muita gente não consegue viver com medo, ansiedade e desilusão e muitas vezes acabam negando essas emoções. A alteração das emoções adolescentes pode ser explicada pelo ambiente social e também como uma reação a problemas emocionais.  As emoções adolescentes são muito intensas. As pessoas evitam essas emoções incômodas de várias maneiras: com bebidas, drogas, cigarros, e até comendo muito. Isso pode causar outros sérios problemas emocionais. Só tem um jeito de entender esses sentimentos para poder seguir em frente: analisando as causas e os efeitos deles. Problemas emocionais devem ser observados, entendidos e tratados.
Passos para entender seus sentimentos:
Identificar:
O que você está sentindo nesse momento? Às vezes a raiva é uma decepção disfarçada, e você vai se sentir melhor se gritar e reclamar daquilo que não está bom do que se ficar calada, se sentido vulnerável e ferida. Você precisa descobrir a origem dos seus sentimentos.
Entender:
O que está por trás dos seus sentimentos? Se você está brava com seu professor de matemática porque ganhou uma nota baixa, o que está por trás disso pode ser o medo do fracasso.
Fale sobre o que está acontecendo:
Se você está chateada por alguma coisa que sua amiga disse ou fez, converse com ela. Se aconteceram mudanças de humor entre vocês, falem sobre isso abertamente. Você vai ver como vai ficar aliviada.
Não seja agressiva:
Ser agressiva com os outros não resolve. Se você está chateada com seu namorado, ir para cima dele como um bicho só vai piorar as coisas. Lembre-se que você tem o controle dos seus sentimentos e das suas ações.
Aprenda sobre seus sentimentos:
Os sentimentos vêm em ondas. As emoções adolescentes fazem parte da sua vida agora. Você sabia que às vezes você pode se sentir um pouco triste antes da sua menstruação? Mas não se preocupe, isso é por causa da TPM (Tensão Pré-Menstrual) e logo passa. As adolescentes têm muitas mudanças de humor causadas pelos hormônios. Essa é uma etapa da juventude e passa com o tempo.
Conhecer seus sentimentos vai te ajudar a se conhecer melhor. E com certeza as mudanças de humor serão para melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário